Vamos Economizar? Veja a quantidade de litros que você disperdiça…

28 07 2010

Aqui estã algumas dicas de economia para você fazer na sua casa! Não é difícil! É só querer adotar esses meios. Não tenha preguiça para fazer isso. Pense que estará fazendo tanto pela natureza! E se você é meu leitor pequenino, alerte seus pais e amiguinhos da escola para adotarem essas medidas de economia! ^^

Troque ducha por chuveiro!

Em 15 minutos, um banho de ducha de alta pressão consome 135 litros de água, sendo que um chuveiro elétrico, economiza, em média, 30%.

Não lave o carro com mangueira!

Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).
Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água.
Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde.
Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

(Comentário do Blog) ***Não lave sua calçada e nem o asfalto perto dela!! ¬¬

Muitas pessoas vivem a lavar calçada sempre, jorrando milhares de litros de água fora por nada, sem nenhuma necessidade. E ainda por cima lavam o asfalto para recolher as folhas de árvores caídas da calçada, e ficam jogando jato de mangueira até juntar um montinho de folhas velhas em um canto (Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos). Meu DEUS! Será que não podem pegar uma vassoura, e varrer a calçada normalmente??? Se ela estiver extremamente suja, que não se dá pra ver ajulejos ou pedras, aí sim passar uma água…Mas não tem necessidade gastar horas com magueira ligada molhando a calçada só para falar que você cuida da sua casa! Francamente, temos que nos concientizar! A calçada é para ser sujada, por pés sujos, folhas, poeira, areia, tudo! É só passar uma vassoura, recolher as folhas e sujeira com uma pázinha, colocar no balde de lixo e esperar que o caminhão de lixo passe recolher. Simples! “Ah, mais e o cocô dos cachorros???” – calma querido leitor…Sabemos que há cidadões sem educação, que levam seus cachorrinhos ou cachorrões a defecar na sua calçada…É só recolher o cocô com um plástico na mão(ai que nojo!!– sei que é nojento para alguns, mas lembre-se que você também faz) , e colocar no lixo e em seguida pode jorrar um jatinho de água aonde estava sujo e pronto. Não mais disperdício. Ok?

Mude o sistema de descarga!

Quando acionada, a válvula de descarga despeja entre 10 e 30 litros de água, já a caixa acoplada consome de 4 e 24 litros.

Banho

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água numa casa e 243 litros no apartamento.

Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros em casa e 81 litros no apartamento.

Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa)/243 litros (apartamento).

Fazendo a barba

Homens!! Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.

Escovando os dentes

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa)/79 litros (apartamento). Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.

Lavar o rosto

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar ou molhar as duas mãos e passar no rosto umidecendo.
O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.

Medidas práticas para gastar somente 20 litros na cozinha

Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa)/243 litros (apartamento). Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
(Comentário do Blog a baixo)

  1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova ou uma faca pequena para raspar e jogue no lixo.
  2. Coloque água na pia até a metade para ensaboar (claro que lembre-se de fechar o ralinho). Feche a torneira.
  3. Separe pratos e panelas de um lado, plásticos do outros, talheres do outro lado e copos mesma coisa dentro da pia.
  4. Com a buchinha e sabão, pegue um por um e ensaboe, despejando os ensaboados em um espaço limpo da pia.
  5. Após tudo ensaboado, (o sabão não vai manchar sua louça! Fica despreocupado!) ligue a torneira em jato leve, não precisa ser aquele barulhão de cachoeira ¬¬)  e vá enxaguando aos poucos. Na hora dos talheres, pegue uma quantia grande de talheres juntos na mão e enxague passando a mão em casa um rapidamente para desgrudar o sabão. Se for lavar um por um aí é dose hein…
  6. Coloque a louça para secar em um escorredor e evite limpar imediatamente com pano de prato e guardar em seguida. Junta bolor se ainda úmido em armário e junta cheiro desagradável.

Certinho? Obrigada por seguir a etapa econômica! ^^

continuando…

Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia (ou seja, só com festa em casa ou família grande mesmo…) e não com poucos utensílios.

Lavando roupa

Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento).
Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada.
Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal caso tenha cachorros?

Bibliografia:

fonte: uniagua.org
notícia retirada do site: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/hidraulica_economia.html
Anúncios

Ações

Information

One response

1 10 2010
Dicas do BlogEuAmoANatureza para economizar água! Liga e Desliga! « Eu Amo a Natureza

[…] 2° Para lavar louça uso o meio que está na matéria Vamos Economizar? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: