Tarsier – Tarsius

29 07 2010

Társios são animais pequenos com olhos enormes; cada globo ocular tem aproximadamente 16 mm de diâmetro e é tão largo quanto seu cérebro inteiro.

Todas as espécies de társios são noturnas, porém, como outros organismos noturnos, alguns indivíduos podem apresentar maior ou menor atividade durante o dia. Ao contrário de muitos animais noturnos, contudo, társios não possuem uma área reflexiva da luz  no olho.

Eles são principalmente insetívoros e capturam os insetos pulando sobre eles. Também são conhecidos por predarem pequenos vertebrados, tais como cobras, lagartos, aves e morcegos. Como pulam de árvore em árvore, podem capturar aves em movimento.

A gestação dura aproximadamente seis meses e a fêmea dá a luz a um único filhote. Jovens társios já nascem peludos e com os olhos abertos, e são capazes de escalar em seu primeiro dia de nascimento. Alcançam a maturidade sexual no final do segundo ano de idade. A socialidade e o acasalamento variam, com társios do Sulawesi vivendo em pequenos grupos familiares, enquanto há registros de indivíduos dos Ocidentais e das Filipinas dormindo e se alimentando sozinhos.

Társios nunca conseguiram reproduzir-se com sucesso em cativeiro, a ponto de formarem colônias. Quando enjaulados, társios são conhecidos por ferir ou até mesmo matar indivíduos da sua espécies, devido ao estresse.

O Tarsius tumpara, descrito em 2008, é considerado como “criticamente ameaçado” e está listado entre os 25 primatas mais ameaçados pela Conservação Internacional e pela IUCN/SCC Primate Specialist Group. O governo da Malásia protege os társios por listá-los entre os “animais totalmente protegidos de Sarawak”, o estado malásio em Bornéu, onde eles são comumente achados.

Bibliografia:

Características tiradas do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsius
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: