Cigarro…um perigo silencioso…

15 08 2010

1. Introdução

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

2. O Que Vai no Cigarro

Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

3. Não Fumantes em Risco

Você mora, trabalha ou viaja com fumantes inveterados? Então talvez corra o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Continue lendo essa matéria sobre o cigarro! É altamente importante saber que você corre perigo!

—————————————-***——————————————–

O que o cigarro faz com seu corpo??

  • Cérebro: A nicotina inalada no cigarro atinge o cérebro em 8 segundos, onde tem um potencial comparável ao da heroína para viciar. De 30% a 50% das pessoas que fumam desenvolvem algum tipo de dependência e 70% a 90% dos fumantes regulares sào viciados. Apenas 6% dos que tentam parar conseguem ficar mais de um mês sem fumar.
  • Pele: O cigarro diminui o calibre das veias, o que diminui a irrigação sangüínea da pele e diminui a chegada de oxigênio e nutrientes para as células. O resultado é um envelhecimento precoce da pele, com rugas em média 20 anos mais cedo que não fumantes.
  • Olho: Estudos mostram que fumar aumenta em até 3 vezes o risco de catarata, doença nos olhos que diminui progressivamente a visão e é a principal causa de cegueira no mundo.
  • Pele: Entre as mulheres, o cigarro aumenta em mais de 3 vezes o risco de desenvolver psoríase, doença sem cura que causa feridas na pele. Entre os homens, ela não chega a causar a doença, mas agrava os sintomas naqueles que já sofrem com ela.
  • Boca: Além de dar mau hálito e dentes amarelados, fumar aumenta de 4 a 15 vezes a chance de ter câncer de boca, dependendo do quanto se fuma. E mais de 60% das pessoas que diagnosticam esse câncer não tem chance de curá-lo.
  • Garganta:Pigarro não é a única coisa que o cigarro traz para a garganta. Ele também é o principal fator de risco para o câncer de garganta, que só no Brasil registra 6 600 novos casos e é causa de 3 500 mortes por ano.
  • Pulmão: Quem fuma muito tem 20 a 30 vezes mais chances de ter câncer de pulmão. Ele é o câncer que mais mata homens no Brasil, e, desde 2002, o segundo que mais mata mulheres. De 80% a 90% dos casos da doença matam em menos de 5 anos. Além disso, o fumante diminui sua capacidade respiratória e tem maiores chances de ter qualquer doença respiratória, como bronquite e enfisema.
  • Estômago: A nicotina aumenta a acidez do estômago e, conseqüentemente, as chances de gastrite e úlcera. As úlceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade nos fumantes. Ah, e o tabaco também é fator de risco para o câncer de estômago, que atingiu cerca de 26 mil pessoas no Brasil em 2006.
  • Coração: O fumo aumenta a pressão arterial, diminui a capacidade respiratória e aumenta a coagulação sanguínea. Resultado: chances 2 a 3 vezes maiores de morrer por doenças cardiovasculares, como derrame e enfarto. Estudos mostram que o risco de enfarto é ainda maior entre mulheres, especialmente para as que usam anticoncepcionais orais.
  • Ossos:A osteoporose é um processo de perda de minerais e enfraquecimento dos ossos, que os deixa muito mais fáceis de quebrar. O cigarro é um dos fatores que mais acelera esse processo, mais comum entre as mulheres. Estima-se que uma em cada oito fraturas da cintura são causadas pelo fumo.
  • Sistema reprodutor: O fumo causa problemas vasculares que aumentam a chance de impotência nos homens. Entre as mulheres fumantes, ele aumenta as chances de menopausa precoce, infertilidade e problemas com a menstruação.
  • Fumo passivo: A fumaça que deixa seu cabelo fedorento na balada é bem mais perigosa do que parece. Ela contém uma concentração maior de substâncias cancerígenas que a inalada pelos fumantes. O risco de câncer de pulmão é 30% maior entre não-fumantes expostos ao cigarro do que entre os que não têm contato com a fumaça. Continue lendo…

—————————————-***——————————————–

Saber, todo mundo sabe: tabagismo causa danos à saúde humana. Mas, será que as pessoas têm consciência de que o cigarro também faz mal à natureza?

O simples ato de jogar uma bituca de cigarro no chão pode, sim, resultar na morte de animais marinhos, que, ao confundi-la com alimento, ingerem-na e morrem por asfixia e envenenamento. Tem mais: provoca incêndios (se não apagada antes de ser descartada) e, ainda, polui a água em decorrência dos muitos componentes químicos utilizados na fabricação dos cigarros.

É para as pessoas ignorantes das consequências maléficas que os cigarros provocam na natureza que o surfista carioca Marcelo Marinello e a mulher Heloísa Azevedo se dirigem por meio da SOS Praias do Brasil. A Ong objetiva exatamente isso: conscientizar os frequentadores de praias a não jogarem pontas de cigarro nas areias da praia. Aliás, em lugar algum, fora o lixo.

Fabricação poluente

O cigarro já causa danos ao meio ambiente antes de sua fabricação, já que 50 árvores são derrubadas por minuto (25 milhões por ano), utilizadas como comburente e para abastecer perto de 110 mil fornos no processo de secagem da folha de tabaco, explica Alexandre Ricardo Ferreira, químico e professor em Ubatuba.

O tempo de degradação dos filtros na natureza varia de acordo com o local onde foi jogado, podendo variar de três meses a cinco anos. Para a produção do filtro, são necessárias misturas feitas com acetato, ao qual se aplica ácido sulfúrico. Esses componentes são liberados na natureza, misturados à água e a terra.

Ainda de acordo com o professor de Química, os cigarros são compostos de misturas de nicotina, alcatrão, ácido cianídrico, compostos aromáticos, sais de polônio e chumbo. “O fogo acelera o processo de dissociação dos elementos do cigarro, transformando essas substâncias em outras, o que libera fenóis que absorvidos pela célula, e se agrupam, formando ‘radicais livres’. Com o acúmulo de radicais livres, formam-se as células cancerosas. Observe que existem no mercado os cigarros piratas, feitos no fundo de quintal de algumas cidades fronteiriças, e que ficam fora de inspeção sanitária. Eles contêm sustâncias desconhecidas, mas com grande quantidade de impurezas, entre as quais, os coliformes fecais”.

O biólogo Ricardo diz que, enquanto as pessoas não tomarem consciência de que todo lixo arremessado na natureza, um dia voltará para nós, e que somos nós que vamos sofrer as conseqüências, nada adiantará. “Quando digo nós, estou falando das pessoas e do poder público como um todo. Se prefeituras, comunidades, ongs e cidadãos em geral não se unirem, o lixo engole o planeta. Vamos criar cartazes, elaborar campanhas, palestras e fazermos a nossa parte”. Então! O convite está feito. Leia mais…

* Com reportagem de Cláudia Ottini

edição 81

[11/03/2009 15:06 – bruno]

—————————————-***——————————————–

Imagens do que o cigarro faz com você e com a natureza!

Então pessoal, não acham melhor repensar sobre o dinheiro que vocês gastam com essa porcaria? Não adianta ser só vegetariano, se continua fumando!

Não está beneficiando nada!! Apenas poupando os animais, mas não o mundo que vive. Vamos agir em um todo! Salve sua vida e a de todos na Terra. Poupe tudo que lhe estraga lentamente. Vamos crianças, peguem cartolinas, canetinhas e imaginação, e construem cartazes lindos sobre os perigos do tabagismo e exponham nas suas escolas e onde acharem melhor. Vamos ajudar a ter um mundo mais saudável e querido por todos! Vocês são a geração que ainda podem mudar algo!

Abraços a todos! ^^

Bibliografia:

http:/ /www.euvouparardefumar.com/conscientizacao/o-que-o-cigarro-faz-a-seu-corpo.html
http://www.beachco.com.br/default.asp?ACT=5&content=356&id=41&mnu=41
http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html

Anúncios

Ações

Information

3 responses

16 08 2010
Glaucia Carvalho

Muito obrigado por citar meu blog e divulgar nosso trabalho. Parabéns pelo seu trabalho de conscientização aqui no seu blog. Um abração!

17 08 2010
sahcmira

Olá Claudia, tudo bem?
Que bom que gostou! Obrigada pelo apoio! Também gostei muito do seu trabalho e incentivo para as pessoas pararem de fumar. Juntos lutando para um mundo melhor, por pouco que seja nossa parte na Terra. Acho que de grão em grão e com paciência, podemos conscientizar cada ser humano a pensar diferente. ^^

18 05 2011
paulinha

muito foda mas tem q te mais informações …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: