Os 10 mandamentos para economizar água!

8 09 2010

Qual das fotos você acha mais egoísta quanto o uso da água?

ou

Colabore, adote o Uso Social da Água! Vamos ajudar logo enquanto há tempo!!!!

Evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.

1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras, e mesmo se ainda pingar bem pouco a cada 10 minutos por aí, tampe o ralinho da pia.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa. Ridículo você disperdiçar água com um bem fútil. Tem tanta gente com sede nesse mundo! Pense bem!

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA – Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

***Vou dizer! Eu não suporto ver gente lavando o asfalto!! Eu passo em frente das casas, parece que pelas contas que faço mentalmente, a cada 100 casas, 20 estão lavando a calçada e o asfalto, “varrendo” com água, na mesma hora do dia! (quem não está fazendo é porque está trabalhando, porque se não tivesse, iria lá também gastar um montão de água para diversão) Outros deixam a mangueira ligada jorrando água no último nível, escorrendo tudo pela calçada, enquanto aguaxam para tirar graminhas presas na vala. Ninguém usa a vassoura!!! Ninguém!!! Porque o ser humano já adaptou a água como vassoura…É de matar um ser desses!! Eu fico possessa em ver coisas assim, ainda diarimente! Eu passo a pé ao lado dessas casas, e fico encarando as mulheres que limpam, vejo no rosto delas que não existe consciencia alguma em suas cabecinhas ocas. O quanto aquela água, vai faltar para matar a sede de seus filhos, delas próprias, e da humanidade. Se já faz isso limpando uma calçada, imagina limpando o próprio corpo? Deve achar que o corpo é de ouro e devem ficar mais de uma hora com o chuveirão ligado…Como existe aquela famosa frase: É preciso perder para dar valor! Realmente, nesse mundo que hoje estamos, cada vez pior, é preciso se perder tudo, e se dar conta de que era muito valioso…do quanto fazia falta. É que nem o dia rotineiro de todos, ninguém pára uma hora do dia para beijar seus dedos das mãos, ou braços, ou qualquer outra parte do corpo que tenha, agradecendo por ter e ser perfeito. Claro! Não perdeu ainda para se dar conta do quanto faz falta. Ficar sem um braço deve ser horrível, imagina quem não tem nada…esses sim dão valor na vida. Vamos refletir gente. A água é nossa fonte de vida. Deus nos deu em abundância, e só estamos pensando em nós mesmos, em nosso egocentrimos mórbido, e não em nossos filhos, nosso futuro, em compartilhar com o próximo. Pense! Aja como um ser humano de inteligência e não como um ser irracional.

Bibliografia:

http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: