Leiam Todos! A Importância de plantar árvores!!

21 09 2010

Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas e contínuas campanhas. Infelizmene o prazer não existe mais, nem as campanhas. E a maioria das crianças de hoje em dia sabem, por exemplo, os componentes e as “proteínas” de um big mac, mas não sabem da importância que tem plantar uma árvore. Para você que vive no meio urbano e raramente vê árvores ainda podadas nas calçadas da cidade, reflita sobre:

1. Reduzir o efeito do aquecimento global. As árvores atuam como coletoras de gás carbônico. Um hectare de novas florestas retém até 6,25 toneladas deste gás ao ano. As árvores podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. Em 50 anos, uma árvore pode gerar 72 mil reais em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de 84 mil reais e limpará o ar a um valor de 150 mil reais: Um total de quase 300 mil por árvore sem levar em conta outros benefícios adicionais! ***Gente, aí eu tenho que dizer: Como nós seres humanos, podemos tirar da terra, um bem tão precioso que são as árvores, sendo que sem elas não vivemos? Me diz?? Vocês vão viver do que?? Embaixo da água ninguém respira, certo? Como pode o ser humano ser tão irracional a ponto de não pensar que desamatando para suprir sua ganância ridícula, ele pensa que viverá para desfrutar dessas futilidades??? Não! Ele não vai viver! A natureza é sábia! Ela veio com total equilíbrio…somos o equilíbrio, e infelizmente estamos deixando ser excessivo e abusivo suprir nossas necessidades fúteis. E pensar nas consequências, não, né? Se o ser humano soubesse que teria muitas árvores no futuro, quem disse que iria plantar algum dia? Pra quê? se tem em abundância?? Mas é só faltar e arder na pele, que começa a se preocupar..é…somos seres egoístas, temos que perder aquilo de mais valioso que nos foi dado de GRAÇA para dar valor…e ainda perder em grande escala!!(minha professora de ética nos disse mais ou menos isso em sala uma vez…profundo isso)

2. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.

3. Contribuem para as correntes subterrâneas e a manutenção dos rios.

4. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.

5. Servem de barreira visual.

6. Suavizam os perfis dos edifícios.

7. As plantações de espécies de rápido crescimento e de rendimento controlado são uma fonte constante de combustível para estufas e usinas.

8. O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira.

9. Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de “refrigeração” natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.

10. Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.

11. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas “ilhas de calor” que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor. Continue Lendo…

Postarei mais novidades sobre as árvores! Isso foi um breve lembrete!

by EuAmoANatureza

Bibliografia:

http://www.licenciamentoambiental.eng.br/a-importancia-de-plantar-arvores/
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: