Lacraia – (Scolopendra gigantea)

22 09 2010

As lacraias, também chamadas centopéias, são artrópodes peçonhentos, típicos de regiões climáticas temperadas e tropicais. Vivendo em todo o território brasileiro, desde o nível do mar até as altas elevações, elas podem ser encontradas normalmente ao ar livre, abrigadas solitariamente em lugares úmidos como troncos apodrecidos, debaixo de pedras, no lixo, em hortas, entulhos ou outros locais semelhantes. Nos ambientes fechados, como residências, escritórios e lojas comerciais, procuram preferentemente os banheiros úmidos, o interior de armários, arquivos, depósitos, porões e também vasos e xaxins com plantas, montes de tijolos ou qualquer canto e reentrância que não receba diretamente a luz solar. Seus esconderijos, portanto, proporcionam-lhe proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.

Esses artrópodes se alimentam das moscas, minhocas, grilos, aranhas, baratas e vermes, entre outros invertebrados, que caçam e capturam usando as pinças muito fortes localizadas em seu último par de patas. Dominando dessa forma as suas vítimas, cravam nelas, em seguida, o aparelho inoculador de veneno que possuem (denominado forcípula e situado junto a boca), injetando-lhes, através desses ferrões que funcionam como pinças, uma solução que as imobiliza e às vezes mata. Embora o veneno da lacraia não seja mortal para o homem, pode lhe provocar dores fortes, cuja intensidade será maior ou menor dependendo da capacidade de resistência imunológica de cada ofendido. Assim, no caso de alguém ser picado por uma lacraia, o mais provável que possa lhe acontecer, além da dor, será o inchaço no local da picada, a elevação de sua temperatura (febre), calafrios, tremores, suores e uma pequena ferida. Quanto ao líquido de que elas precisam para sobreviver, a quase totalidade vem da digestão das presas por elas capturadas.

***São bichos bem diferentes, porém não é agradável chegar perto delas, tem pessoas que conseguem pegar na mão.  Eu já tive uma, (uma conhecida achou em um terreno baldio e me trouxe, pois sempre gostei de cuidar e analisar qualquer tipo de bicho) coloquei em um aquário, e ela sumiu no outro dia. rsrsrs Ficamos morrendo de medo de encontrá-la nos quartos da casa! É um bicho que dá medo, é estranho, mas não matem se virem uma! Apenas espantem para longe! Querendo ou não ela faz parte do nosso Ecosistema!

No Brasil existem cerca de 200 espécies de lacraias, Continue Lendo…

Bibliografia:

http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1529464
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: