Saiba oque você ingere comendo MARGARINA ou MANTEIGA!

7 10 2010

MARGARINA:

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MARGARINA:

Gorduras Vegetais Hidrogenadas, Sebo Animal, Ácido Sulfúrico, Leite de Vaca, Soda Cáustica, Ácido Benzóico, Ácido Butil Hidroxitolueno(explosivo), Galato Propila, Corante Artificial(CI, CII, etc.), Aromatizantes Artificiais(PI, PIV), Antioxidantes Artificiais(AV, AVI e AVIII), Estabilizantes Artificiais, Vitamina “A” Sintética ou Acetato de Vitamina A2,20.COC Co)

RISCOS DE CONSUMO:

Ácido Sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, antioxidante, aromatizante, estabilizante; estes são alguns ingredientes utilizados na fabricação da Margarina – produto que freqüenta com desenvoltura as mesas de milhões de pessoas no mundo inteiro.

A denúncia é do Dr. Haroldo Timponi, médico e presidente da Associação de Cultura Biodinâmica, uma entidade formada por naturistas e estudantes da alimentação de Belo Horizonte.

Segundo o pesquisador mineiro, além dos produtos mencionados, a margarina contém ainda outros componentes altamente nocivos à saúde, como óleos vegetais saturados e sebo bovino. Ele explica que o óleo vegetal da Margarina recebe átomos de hidrogênio na sua industrialização e os fabricantes ainda usam quinze diferentes produtos químicos, inclusive um que é explosivo – o ácido butil hidroxitolueno – para quebrar as estruturas de sebo de boi e conservar a mistura. E afirma que “não é difícil prever o que pode ocorrer quando se coloca isso tudo no organismo”.

Dezoito anos de experiência médica – o Dr. Haroldo alega que a própria classe está omissa ao assunto, e que isso se deve à falta de informação. “O que se vê é a televisão mostrando a margarina como um produto inteiramente vegetal, com aquele cheiro de fazenda e infelizmente, a maioria dos médicos aceita isso passivamente aponto de recomendarem o uso do produto aos seus pacientes”. O médico de Minas conta que atende em seu consultório pacientes que apresentam queixas de doenças causadas pelo uso inadequado de gorduras, principalmente da Margarina. Mas o Dr. Haroldo só chegou a essa conclusão e passou a preocupar-se com a questão à partir de1979, quando seu filho mais novo e sua mãe de 81 anos insistiram para que ele próprio deixasse de consumir a Margarina. “Na época eu vivia com dor de cabeça, indisposto e usava muito o produto por julgar ser ele o melhor para saúde que a manteiga. Minha mãe sempre dizia para eu deixar de usá-la porque continha sebo bovino. Eu lhe repondi que não era possível e que ela devia estar enganada acerca da informação. Mas um dia contou-me que conhecia um fazendeiro, no interior de Minas, que fornecia o sebo de boi para as fábricas de Margarina. A partir daí, resolvi estudar o assunto onde para minha surpresa, constatei que ela estava absolutamente certa.

DOENÇAS:

Intoxicação da amígdala, do pulmão, retenções intestinais e problemas articulares; são as doenças que o Dr. Haroldo menciona como possíveis de serem contagiadas com o uso da Margarina. Ele explica que tais doenças podem surgir porque os aminoacidos do sebo de boi, quando ingeridos, Continue Lendo…

MANTEIGA:

A manteiga é, essencialmente, a fracção gorda do leite. Pode ser feita a partir de natas acidificadas ou não, e pode ou não levar sal. O processo mais antigo de fabrico consistia em deixar que as natas acidificassem naturalmente, sendo depois batidas à mão. Contudo, o processo de acidificação natural é pouco controlável e muito susceptível a contaminações que afectam a qualidade e a segurança do produto final. Hoje em dia, a produção industrial de manteiga é o resultado dos conhecimentos e da experiência que foram sendo entretanto adquiridos nas áreas da higiene, fisiologia bacteriana e tratamentos térmicos, bem como do rápido desenvolvimento tecnológico que tornou possível o equipamento avançado que se encontra em uso presentemente.

Os principais constituintes de uma manteiga com sal são gordura (80 – 82%), água (15.6 – 17.6%), sal (cerca de 1.2%), bem como proteína, cálcio, e fósforo (no total, cerca de 1.2%). Para além disso, a manteiga contém ainda vitaminas lipossolúveis (A, D e E). Continue Lendo…

O que é mais saudável: manteiga ou margarina?

Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras, que podem ser saturadas. Nesse caso, estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, também ricos em colesterol. No caso das gorduras mono e poliinsaturadas, estão presentes nos óleos vegetais.

Manteiga: é o produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol.

Margarina: obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas), que é um processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, a uma temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada (a alta temperatura modifica as moléculas). Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transforma as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas.

De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo).

Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.

Além do aumento dos níveis de colesterol, estudos indicam que as gorduras trans favorecem que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão.

Portanto, se você busca manter sua saúde em dia, diminuir os níveis sanguíneos de colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por exemplo, as margarinas.

Substituições mais saudáveis:
Experimente o requeijão light, cream cheese light, queijo tipo cottage, pois além do valor calórico reduzido, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas. Além disso, têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição.

Bibliografia:

http://peshp.vilabol.uol.com.br/margarina.htm
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI268036-EI1502,00.html
http://www.angra.uac.pt/agro-alimentar/STA/FABRICO%20DE%20MANTEIGA.htm
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: