Camaleão! Eita bicho esquisito!

19 10 2010

O Camaleão é um réptil conhecido por mudar a sua cor para se adaptar a um ambiente ou a uma situação. Esta estratégia o ajuda a se proteger de potenciais predadores e passar desapercebido por eles. Essa mudança de cor se dá devido à alteração de humor, da luz ou da temperatura do animal, também pode indicar se o animal está assustado ou furioso.

Além desta característica, possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar.

Por isso, sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão. É um bom mergulhador e também nada bem, podendo ficar submerso por longo tempo. Caso se sinta acuado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.

De hábitos diurnos, costuma ao amanhecer colocar-se ao sol para caçar todo o tipo de insetos, como gafanhotos e outros artrópodes.

O Camaleão se alimenta de grandes quantidades de folhas verdes, frutos e diferentes insetos.

Habita do México ao Brasil Central. Aqui, vive na Floresta Amazônica, nas matas de galeria dos cerrados e nas caatingas.

O camaleão é um animal bastante solitário e não permite a aproximação de nenhum outro animal mesmo sendo uma fêmea. A aproximação de outro animal só é permitida na hora do acasalamento. Nessa época, o macho desce das árvores à procura de uma fêmea que sendo um animal ovíparo, colocam suas postas de aproximadamente 35 ovos no solo. A incubação dos ovos dura em torno de 9 meses.

Ele atinge a maturidade sexual em um ano e pode viver de 4 a 5 anos. Chega a medir um metro de comprimento.

É um lagarto imponente, com uma bela crista que vai da nuca até a cauda e aparece também no papo. Os machos, normalmente, são mais coloridos e com ornamentações mais proeminentes na cabeça.

Tanto o macho quanto a fêmea são agressivos. Acredita-se que os indivíduos que vivem nos setores Mediterrâneos europeus derivem de exemplares introduzidos pelo homem em épocas remotas.

Curiosidade

Na simbologia africana, o camaleão é um animal sagrado, visto como o criador dos primeiros homens. Nunca é morto, e quando é encontrado no caminho, tiram-no com precaução, por medo do trovão e do relâmpago.

Como e por que os camaleões mudam de cor?

Répteis da ordem dos lacertílios, a mesma dos lagartos e lagartixas, os camaleões se alimentam basicamente de insetos. Na hora da caça, ele se movimenta lentamente para não assustar sua presa, conta o professor de Biologia Daniel Pereira Rocha: “O sucesso da captura depende de sua língua protáctil, que pode atingir quase um metro na velocidade de um piscar de olhos”, conta. Esta lentidão, porém, facilita o ataque de seus predadores, motivo pelo qual o camaleão imita a cor do ambiente onde se encontra, processo conhecido como camuflagem.

Ser confundido com o ambiente é uma estratégia de caça e de defesa. Ao assumir a cor do local onde está – como uma folhagem, um galho ou tronco de uma árvore – o camaleão se camufla para capturar insetos e não ser visto por seus predadores, como cobras e aves de rapina.

Rocha explica que cérebro do animal interpreta as cores do ambiente, por meio da visão, e libera hormônios que atuarão nos cromatóforos da pele, as células que dão cor ao animal, ocasionando a mudança. O professor diz ainda que a camuflagem ocorre involuntariamente, e que cada uma das mais de 80 espécies de camaleão possui um gama de pigmentos própria, em geral nos tons amarelos, marrons ou avermelhados.

Rocha ressalta que um camaleão cego provavelmente não sobreviveria na floresta, já que não poderia ver a caça ou o predador: “Ele morreria de fome ou seria comido rapidamente por outros animais logo após a eclosão do ovo. Se ficar cego depois de adulto, morrerá pelo mesmo motivo. Sem ver a luz, o cérebro não dá comandos para imitar o ambiente”.

——————————————————————————-

Assista a esse vídeo engraçado desse bichinho colorido!

Este vídeo mostra o Camaleão agindo no seu habitat, capturando seu alimento, e maneiras de ataque. Muito interessante! Confira!

Bom, é isso aí gente! Um abraço!

by EuAmoANatureza

Bibliografia:

http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediacamaleao.htm
http://www.brasilescola.com/animais/camaleao.htm
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3321292-EI8410,00.html
Anúncios

Ações

Information

One response

27 04 2011
Nicö.OLaass

Muito bom esse Documentario Sobre o CAMALEÃO, Obg pela ajuga e o Primeiro Comentario é meu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: