Fotossíntese? O que é isso?

19 10 2010

Olá meus amigos da natureza!

Você criança querida que está encucada na escola, e a professora pediu um trabalho sobre fotossíntese, mas você não sabe ainda o que é essa tal palavra estranha, veio ao lugar certo! O que é então essa bendita fotossíntese??? O Blog EuAmoANatureza deixou tudo explicadinho de forma fácil e interessante para você. Então selecionei as perguntas que eu fazia na época de escola, e que imagino que a maioria tinha essas dúvidas. Vamos lá!

O que é a fotossíntese?

A fotossíntese é um processo que as plantinhas, árvores, vegetais em geral, fazem todos os dias, transformando energia recebida do sol, em energia química. Em troca do CO2 (o ar que soltamos pela boca), ela nos dá o oxigênio para nos manter respirando sempre! Sem nossas plantas, água e sol, não haverá todo esse processo, e faltará ar. A humanidade morrerá…

Qual a sua sequência diária?

As plantas recebem dióxido de carbono(CO2), água, minerais e luz solar durante o dia e convertem tudo isso em O2 (oxigênio) e outros componetes essenciais para a vida na Terra. Já de noite, a planta precisa do O2 para realizar algumas funções suas, e automaticamente ela libera devolta o gás carbônico(CO2)

É verdade que de noite as plantas voltam o CO2 devolta para a Terra??

Sim, como descrevi acima.Como durante a noite, devido à ausência de luz, as plantas diminuem o processo de fotossíntese, a taxa de respiração é mais elevada, consequentemente (por estarem respirando) as plantas aumentam o nível de gás carbônico e fazem diminuir o nível de oxigênio. Veja mais sobre esse assunto e sobre uma curiosa pergunta: Faz mal dormir com plantas dentro do quarto? veja clicando aqui…

Qual a planta que nos dá maior quantidade de oxigênio para sobreviver?

As algas marinhas são o verdadeiro pulmão do mundo, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado para o ambiente. A Amazônia libera muito menos oxigênio para a atmosfera em termos mundiais, pois a maior parte do gás produzido é consumido na própria floresta. Saiba mais clicando aqui…

Assista a um vídeozinho muito rápido e fácil de entender o processo da fotossíntese:

Bibliografia:

http://www.algosobre.com.br/biologia/algas-marinhas.html
http://correiociencia.wordpress.com/2009/06/17/faz-mal-dormir-com-plantas-dentro-do-quarto/
Ações

Information

7 responses

23 10 2010
esther

oi gente esse site mi ajudou muito no meu trabalho e o video e muito bom obrigado xauu

24 10 2010
sahcmira

Olá tudo bem?

Que bom saber que foi de grande ajuda!! É essa a minha intenção, ajudar desde crianças na escola até pessoas mais adultas, a aprender de tudo na natureza! Deixei bem explicado a matéria para todos entenderem, porque é um processo meio complexo e difícil de entender a fotossíntese, e eu lembro que eu tinha dificuldade em saber, então deixei bem explicadinho como todos gostariam.
Continue pesquisando! Nunca pare de estudar!
bjoss!

7 04 2011
gisele

gente me ajudou muito no meu trabalho brigada!!!

9 05 2011
Natália

Muito bom exelente Parabens ao escritorrrr me ajudou muitooo!!!!!!!

15 05 2011
elba leticia

gente valeu me ajudou muito no meu trabalho muitoooooo obrigada!!!!!!!!

14 06 2011
TELMA BITENCOURT

MUITO INTERESSANTE! BEM EXPLICADO. OBRIGADA!!!

28 06 2011
Luan

obrigado foi bom porque eu acabei tirando notas boas na escola

Deixe um comentário

