Wi-fi mata árvores?

25 11 2010

Pesquisa feita por cientistas de universidade holandesa mostra que redes sem fio podem ser prejudiciais para plantas, mas dados ainda não são conclusivos

REDAÇÃO  ÉPOCA

Uma pesquisa realizada por cientistas holandeses afirma que radiação de redes wi-fi pode afetar negativamente a saúde de plantas próximas. O estudo foi realizado pelo departamento de Biologia de Células Vegetais da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Nos últimos anos na cidade de Alphen aan den Rijn, árvores próximas a pontos de wi-fi apresentaram “um número crescente de danos, como rachaduras, inchaços, descoloração e várias formas de necrose”. Para determinar se esses danos foram causados por redes wi-fi, os cientistas examinaram plantas durante três meses.

Folhas que estavam de 50 a 300 centímetros de distâncias de uma fonte de radiação wi-fi ficaram descoloridas e com um brilho metálico, seguido da morte de uma parte da planta. O estudo também demonstrou que vegetais crescem mais devagar e tem floração tardia perto de wi-fi.

As descobertas da pesquisa ainda serão apresentadas em uma conferência em fevereiro de 2011, e os pesquisadores querem fazer outro estudo para ver se os resultados podem ser observados em uma escala maior por mais tempo.

A Agência Antenna, um órgão governamental holandês que fornece informações sobre os efeitos de campos eletromagnéticos na saúde, afirmou que os danos podem ser resultado de uma doença apenas e que estudos em outras espécies de árvores não mostraram os mesmos efeitos.

Bibliografia:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI189684-15224,00-WIFI+MATA+ARVORES.html

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: