Peixes Abissais – Viperfish (Sloani Chauliodus)

15 12 2010

***Pessoal, estou começando uma pesquisa grande sobre os peixes abissais, achei só em site inglês, e traduzi e tentei resumir para vocês sobre alguns dos peixes das profundezas do mar. O peixe de hoje é Viperfish, e nos outros dias vou estar colocando mais espécies. Leiam, muito curioso! Para quem quiser ver um resumo bem básico da matéria completa clique aqui para recordar.


Viperfish

(Sloani Chauliodus)

O viperfish é um dos peixes de aparência mais incomum do fundo do mar. É também uma das mais conhecidas espécies. Conhecido cientificamente como sloani Chauliodus, é um dos mais ferozes predadores do fundo do mar.Este peixe pode ser facilmente reconhecida por sua boca grande e afiada, como os dentes. Na verdade, essas presas são tão grandes que não cabem dentro da boca.

Ataque
O viperfish usa esses dentes afiados para empalar suas vítimas, nadando com eles em alta velocidade. A primeira vértebra, logo atrás da cabeça, é na verdade projetado para funcionar como um amortecedor. Tem um olhar de temível criatura e possui uma espinha dorsal de comprimento que é parecido com um fotóforo, um órgão de produção de luz. O viperfish usa este órgão luz para atrair suas presas através de um processo conhecido como bioluminescência . Ao piscar a luz e desligar, ele pode ser usado como isca para atrair pequenos peixes.

Características
Apesar de sua aparência feroz, o viperfish é um animal relativamente pequeno, com cerca de 11 ou 12 polegadas (30 centímetros) de comprimento. Ele é geralmente azul prateado de cor escura, mas a sua coloração pode variar do verde ao cinza ou preto. Embora o órgão principal de luz está localizada no final do raio da nadadeira dorsal alongada, há também vários pontos de luz localizados ao longo da lateral do peixe. Eles também têm estômagos muito grandes que lhes permitam estocar comida sempre que é abundante.

Alimentação
Viperfish alimenta-se principalmente de crustáceos e pequenos peixes. Como muitas criaturas do alto mar, eles são conhecidos a migrar verticalmente ao longo do dia. Durante as horas do dia são geralmente encontrados em águas profundas até 5.000 pés (1.500 metros). À noite, eles viajam até águas mais rasas, nas profundidades de menos de 2.000 pés (600 metros), onde o alimento é mais abundante.Viperfish tem uma taxa metabólica basal muito baixa, o que significa que eles podem passar dias sem comida. Esta adaptação é provavelmente um resultado da natureza escassa de alimentos no fundo do mar.

Reprodução

Devido às grandes profundidades extremas em que são encontrados, muito pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos dos viperfish. Acredita-se que eles são reprodutores externos, o que significa que a fêmea libera os ovos na água para ser fertilizado. As larvas são deixadas à própria sorte até que elas possam atingir a maturidade. Não se sabe muito sobre a vida do viperfish, mas a maioria dos pesquisadores acreditam que eles vivem entre 15 e 30 anos. Em cativeiro, eles raramente vivem mais do que algumas horas.

Clique para ampliar as fotos:


Bibliografia:

http://www.seasky.org/deep-sea/viperfish.html
Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 12 2010
cintia

link erradoooo! segue o certo, foi mal!

tá rolando promoção no blog! passa lá e participa:
http://bit.ly/gTyRu8

bjs
cintia
~preservblog~

16 12 2010
sahcmira

Podexa! Já to participando linda!!
Valeu pelo aviso!!
bjosss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: