Peixes Abissais – Fangtooth (Cornuta Anoplogaster)

17 12 2010

***O peixe de hoje é Fangtooth, e nos outros dias vou estar colocando mais espécies. Leiam, muito curioso!


Fangtooth (Cornuta Anoplogaster)

Parecendo que nadou apenas de um filme de terror é o incrível fangtooth. Conhecido cientificamente como Cornuta Anoplogaster, esta criatura ameaçadora assombra as águas profundas de muitos dos oceanos do mundo. Estes peixes são vistos entre 600 e 6.500 pés (200 – 2.000 metros), mas têm sido observados tão profundo quanto 16.000 pés (5.000 metros). A pressão nessas grandes profundidades é intensa e a temperatura da água é perto de zero. O ogro é mais robusto do que outras espécies de águas profundas. Os pesquisadores foram capazes de mantê-los vivos por meses em cativeiro, apesar das enormes diferenças de temperatura e pressão.

Ataque

Devido a sua visão pobre, os pesquisadores acham que o ogro caça por um processo conhecido como quimiorecepção, onde basicamente deve esbarrar em algo comestível quando está a procura nas águas escuras.

Características

Os dentes dele são realmente os maiores dentes dos peixes no oceano, quando tomado em proporção ao tamanho do corpo. Por causa de sua aparência grotesca excepcionalmente, o fangtooth ganhou o apelido de “ogrefish” (ogro).É também referido por alguns como o Dentes de Sabre comum. Embora o ogro pode parecer um verdadeiro monstro, na verdade é um peixe pequeno, atingindo um comprimento máximo de apenas seis polegadas (16 centímetros). Ele tem um corpo curto, profundo e com uma cabeça grande e boca. A cabeça contém numerosas cavidades mucosas separados por cristas serrilhadas. Estas cavidades são cobertos com pele fina. O corpo deste peixe é coberto por escamas pequenas e espinhosas, e sua cor varia do preto ao castanho escuro. Ele tem olhos muito pequenos que são definidos no alto da cabeça. Para compensar a visão relativamente pobre, o ogro desenvolveu uma linha lateral proeminente incomum que ajuda a circulação dos sentidos e da vibração da água circundante.

Alimentação

Estes dentes são uma arma formidável. O ogro caça lulas e outros peixes pequenos. Acredita-se que estes peixes migram para as camadas superiores do oceano para se alimentar durante a noite e depois voltar para as profundezas escuras durante o dia. Se um ogro vagueia demasiado perto da superfície, corre o risco de se tornar uma refeição para as espécies de peixes maiores como o marlin ou o atum.

Reprodução

Fangtooth se reproduzem pondo ovos que eclodem de revelar larvas plâncton porte pequeno.  As larvas são completamente diferentes dos peixes adultos.Elas são leves na cor cinza, com longos espinhos na cabeça. Elas também têm olhos grandes e dentes ligeiramente menor. Os jovens começam a assemelhar-se aos adultos quando atingem um tamanho de aproximadamente três centímetros. Neste momento eles começam a descer até águas mais profundas. Os cientistas ainda não sabem há quanto tempo vivem.

Clique para ampliar as fotos:

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

http://www.seasky.org/deep-sea/fangtooth.html
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: