Conheça o significado das cores dos alimentos que você ingere!

23 12 2010

***Gente, ontem fui no médico de joelho, e tinha inúmeras revistas de vegetarianos em cima da cômoda na sala de espera. Nossa, fiz a festa! Comecei a ler tudooo! E achei uma matéria muito interessante, que me lembrou de postar aqui para vocês se informarem do quanto é maravilhoso as frutas, as leguminosas e verduras fazem tão bem a saúde, tanto para nós quanto para os animais. Por isso Deus nos deixou tão rica variedade! Veja a importância de comer aquele prato de comida colorido diariamente!!


Introdução

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir, desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.

Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos.

Alimentos Brancos

Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, feijão-branco e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:

1. Contribuem na formação e manutenção dos ossos.

2. Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.

3. São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Vermelhos

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

Alimentos Amarelos

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.

São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Alimentos Arroxeados

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:

1. Retarda o envelhecimento.

2. Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético

Alimentos Verdes

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:

1. Desintoxicam as células.

2. Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.

3. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.

4. Protegem o cabelo e a pele.

Alimentos Marrons

As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo:

1. Melhoram o funcionamento do intestino.

2. Combatem a ansiedade e a depressão.

3. Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Bibliografia:

http://www.mulherdeclasse.com.br/significado_das_cores_dos_alimen.htm
http://www.bebaleite.com.br
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23 12 2010
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